Pages

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vc é gordo ou está gordo?

Huumm... boa pergunta...

O post é longo mais vale muito a pena, vai falar que vc nunca se questinou a respeito disso?

Você já pensou sobre isso?


Vamos a algumas considerações:

Em primeiro lugar, a gordura tem funções vitais para o ser humano:

• É uma reserva de energia;

• Ela é responsável pela captação, na digestão, das vitaminas A, D, E e K;

• Ela é parte integrante das células do nosso corpo;

• Ela é um protetor físico, nos protegendo contra o frio e protegendo nossos órgãos internos, amortecendo impactos;

Ela é importante, não há dúvidas sobre isto. O problema é o excesso. E como tudo na vida, quando em excesso, ela pode fazer mal.

E, quando é que há excesso?

Do ponto de vista fisiológico, a quantidade mínima de gordura no ser humano é de 4 % de seu peso corporal total. Nas mulheres, que possuem ainda uma quantidade de gordura localizada nos seios e no púbis, conhecida como “gordura sexual”, a quantidade mínima gira em torno de 9%.

Existe também a quantidade de gordura conhecida como atlética, que dependendo do esporte e às vezes, da posição do atleta em seu esporte: o atacante, o zagueiro, o goleiro, no futebol, por exemplo, há uma variação da quantidade entre 4% e 12%, dependendo do esporte (O sumô é uma exceção).

Do ponto de vista fisiológico, a quantidade de gordura saudável no homem vai até 15% e na mulher, até 23%.

Acima disto, há um sobrepeso causado pela quantidade de gordura, que no homem oscila de 15% a 25% e na mulher de 23% a 30%.

Acima desses valores, já podemos começar a pensar em obesidade, em seus diferentes graus, até chegarmos à obesidade mórbida, o que compromete seriamente o estado de saúde das pessoas.


Do ponto de vista estético, temos que considerar questões de natureza sócio-culturais. Em algumas culturas ter um aspecto mais rechonchudo é mais bonito, enquanto que para outras, o ideal é ser magro. Os padrões sociais da cultura ocidental nos impõem esta segunda opção e para nos sentirmos aceitos em nossos grupos sociais, procuramos emagrecer, às vezes, além do que seria, para nós, saudável.

Mas, o atual estilo de vida da sociedade ocidental está nos levando a um estado epidêmico de sobrepeso, com uma forte tendência à obesidade.


E você?

Você é gordo ou você está gordo?

Como é isso?

Ser gordo é uma questão de essência e estar gordo é uma questão circunstancial.

Quer entender melhor?

Ser gordo é uma questão de atitude. De Pensar gordo e de agir gordo.

Ser magro também é uma questão de atitude. De pensar magro, de agir magro.

Atitude é diferente de decisão.

Decisão é uma intenção, uma ação futura. Vou emagrecer. E do ponto de vista neuro-linguístico, só vai acontecer no futuro.
Atitude é uma ação presente. Emagreci. Pode parecer mentira, mas não é. O emagrecimento começa no nosso cérebro e depois vai para o nosso corpo.

Pense magro, aja magro e emagrecer será uma conseqüência.

Eu sou magro, estou gordo, momentaneamente, mas sou magro.

Se você está sentindo-se mal porque está gordo, quer seja do ponto de vista fisiológico ou sócio-cultural, tome uma atitude. Agora, comece a pensar magro e agir como um magro age: faça atividade física regularmente, coma adequadamente, repouse plenamente.

Se você conhece um magro que não faz isto, não se engane: ele não é magro, ele simplesmente está magro.

E posso te garantir, por pouco tempo.

Estar gordo é uma questão de corpo. Ser gordo é uma questão de alma.

Shakespeare tinha razão: “ser ou não ser: eis a questão”.

Guilherme Pontes
CREF 899-G/DF



Fonte: Blog Larissa cerqueira, nutricionista esportiva  31/01/2011 http://larissacerqueira.blogspot.com/


Eu sou magra... e vc?


bjoss

18 comentários:

Anna disse...

menina muito bom esse texto, temos que mudar a maneira de pensar, e agir, pensar como magro e agir como tal, as diferenças vão começar a surgir né
tudo depende da gente querer ' ser ou não ser"
bjim

Unknown disse...

Muito legal
bjs

Fer disse...

eu sou magra também... mas no momento estou gordinha... só que eu sou magra e logo estarei magra novamente!!! por que é isso que eu sou e vc também!!!

beijo


Fer.

Kiki disse...

Muito legal divulgar esse texto. Nota 10! Obrigada e uma ótima semana iluminada p ti

Unknown disse...

GATINHA DO MEU CORAÇÃO!!!!!!!!!
VC ESTÁ UMA MÁQUINA DE TANTO PIQUE... RS... É TÃO BOM TE VER ASSIM ANIMADA, MEU AMOR!
COM CERTEZA A CONTA QUE PAGO MAIS FELIZ É A ACADEMIA, PQ VOLTO A VER SEUS OLHOS BRILHAREM E IRRADIREM ALEGRIA.
PARABÉNS POR SUA VONTADE QUE SEMPRE TEM DENTRO DE VC E POR DEMONSTRAR ISSO.
ESTOU MUITO ORGULHOSO DE VC.
TALVEZ VC SE MUDE DAQUI DE CASA, POIS TÁ MORANDO NA ACADEMIA...RS
PRA MIM, O QUE IMPORTA É TE VER FELIZ.... FELIZ E DE BEM CONSIGO MESMA.
EU TE AMO MUITO E TB FICAREI CADA DIA MAIS LINDO PARA VC.
VC MERECE ESTAR SEMPRE MAIS LINDA E MERECE QUE EU TB ESTEJA PRA VC.
SOU MEGA APAIXONADO POR VC, MINHA PRINCESINHA!
SER SEU MARIDO E PODER PASSAR TODOS OS MOMENTOS COM VC É UM PRESENTE DIVINO!
OBRIGADO POR ME DEIXAR SER SEMPRE SEU!

Desfrute a Vida disse...

Oláaaaaaaaaaaaaaaaaa

Simplesmente adorei o artigo!!! É incrível como a nossa maneira de pensar influencia nos nossos atos ( e muito)...espero ter cada vez mais uma mente magra e saudável!!!

Um grande bjo pra ti!!

VIVIANE disse...

Oie amiga,

Bom esse texto!!
Mudança de hábito de pensamentos
é tudo!!

beijos

Hanna Marques disse...

sou magra c uma capinha momentaneah de gurdurinha rs

Flávia disse...

oi amiga
kkkkk
adorei
e eu sou magrela kkkkk magrelassa!
=p

Beijos

Dayanne Dandara J. P. Pacheco disse...

Oie, infelizmente minha mente é gorda, do tipo que fica horas imaginando tudo aquilo que não pode comer!hauhauahuaha
Mas, tudo bem, porque assim como meu corpo ela também está de r.a!

Gih disse...

Oi, Polly!
Tudo bem?
Quanto tempo!
Andei sumida, mas estou de volta!
Eu sou magérrimaaa!!! rsrsrs
Voltei ao blog mais gorda, mas não desisti não! Recomecei. E agora vai ser de verdade! Sabe pq??? Pq eu sou magra e penso como magra. rsrs
Bjus
Giza

maria disse...

nossa! até me emocionei agora,quero muito ser magra ,e tenho que começar a agir como uma ,vamos la mexer o corpo e a alma beijocas,vc é muito bonitona bjs

Penelope disse...

adorei seu apoio flor
Tem sorteio rolando no meu blog nao deixe de participar.
beijokas

Gabi Sanches disse...

Olááááá menina A.M.E.I seu blog
Jááá estou te seguindo tah?
Beijos

Gisele Rosa disse...

OI POLLY,OBRIGADA PELA SUA VISITA EM MEU CANTINHO!!
MIGA NO MOMENTO ESTOU GORDA...MAS SOU UMA FUTURA "PESO IDEAL".
UM GRANDE BEIJO PRA VOCÊ!GI.

verina disse...

Oi linda, amei o blog, o texto então é demais!!!!
Estou te seguindo.
Vai ter clássico no fim de semana, vamos arrepiar, dale galllllllo!

Renata disse...

Mto bom esse texto, o pensamento é tudooo... a maior mudança com certeza é na cabeça!! kkk

Bjinhoooo

Jorge Junior disse...

adorei este post... nunca tinha pensando desta forma.... seu blog é show...